Guia do Colaborador

COMO RESPONDER A UM ANÚNCIO

Analise o anúncio de emprego

Antes de responder a qualquer anúncio, analise todos os pontos da oferta e certifique-se que a mesmo está adequado ao seu perfil.

Adapte o seu Curriculum Vitae

Tenha um curriculum base, mas adapte-o a cada oferta, destacando a experiência que é solicitada nos requisitos.

Caso tenha acesso ao nome da empresa recrutadora, faça uma pesquisa sobre a empresa e adapte o seu curriculum aos valores da empresa.

Elabore a carta de apresentação

O curriculum deve ser acompanhado por uma carta de apresentação. A carta de apresentação deve ser formal, apelativa e sucinta. Tenha em atenção os erros e as construções gramaticais, utilize papel branco A4, nunca ultrapasse mais do que uma página e assine no final.

Eis algumas dicas que deve seguir para elaborar uma boa carta de apresentação:

1. Cabeçalho

Deve conter o nome e cargo da pessoa a quem se destina ou simplesmente o nome da empresa.

2. Assunto

Identifique o nome do jornal/site, data de publicação e a referência do anúncio.

3. Corpo

3.1. Comece por se apresentar e explicar o objetivo da carta. Demonstre entusiasmo e originalidade;

3.2. Explique os motivos pelos quais o levou a candidatar-se à oferta, bem como o interesse em trabalhar para a empresa;

3.3. Fale das suas aptidões e experiências e ressalve a sua importância para desempenhar a função com sucesso;

3.4. Termine mostrando disponibilidade para uma entrevista ou para prestar mais informações. Mencione que envia o seu curriculum vitae em anexo;

3.5. Despeça-se cordialmente. Coloque a data e assine.

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