Tenha em atenção que o curriculum é o seu cartão de visita para um processo de recrutamento. As hipóteses de ser chamado para uma entrevista, dependem se o recrutador ficou com boa impressão e se gostou do que leu, quando olhou para o seu curriculum. Ao elaborar o seu curriculum tenha em atenção:
Não envie o seu curriculum standard. Adapte-o destacando as experiências e competências mais relevantes para a função em questão.
Não ultrapasse mais do que 2 páginas.
Não dê erros de português e gramaticais.
Não escreva características pessoais como: sou dinâmico, aprendo rápido ou bom relacionamento interpessoal. Estas devem apenas ser mencionadas numa futura entrevista.
Não escreva com rodeios, seja direto.
Não minta, seja sincero e coerente.
Informação pessoal – nome, morada, telefone e/ou telemóvel, e-mail, data de nascimento, nacionalidade;
Experiência profissional – comece por indicar da mais recente para a mais antiga. Indique a data e o cargo ocupado, o nome da empresa e as principais atividades e responsabilidades;
Educação e formação – comece por indicar da mais recente para a mais antiga. Indique as datas, a qualificação atribuída e o nome da organização de ensino ou formação;
Competências pessoais
Língua materna e outras línguas estrangeiras - indique o seu nível de conhecimento;
Competências de comunicação - explique em que contexto foram adquiridas;
Competências de organização - explique em que contexto foram adquiridas;
Competências informáticas - explique em que contexto foram adquiridas;
Outras competências - mencione apenas as que trouxerem valor acrescentado à sua candidatura;
Carta de condução - indique a(s) categoria(s) da carta de condução.
Informação adicional - indique publicações relevantes, apresentações, projetos, conferências, seminários, distinções e prémios, associações, referências, etc.;
Anexos - faça uma lista dos documentos anexos ao CV. Anexe apenas os documentos relevantes para a candidatura, não envie documentos longos